Você pode ser demitido por causa do comportamento difícil? Todo mundo às vezes erra e ninguém é perfeito. Portanto, nem sempre podemos nos comportar de maneira exemplar no trabalho. Mas o comportamento errado pode ser um motivo para te demitir?

Você pode ser demitido por causa do comportamento difícil?

A resposta mais curta para essa pergunta é sim, você pode ser demitido como resultado de um comportamento problemático. Mas muitas nuances devem ser adicionadas imediatamente porque um problema comportamental, obviamente, não é “problema” do outro.

É um termo muito geral.

Você pode ser demitido por causa do comportamento difícil

Você pode ser demitido por causa do comportamento difícil (Foto: Newjobs)

É, por exemplo, sobre um colega que funciona bem e que vem adotando uma atitude negativa ultimamente, ou alguém que estragou seriamente a atmosfera no local de trabalho desde o primeiro dia? Estamos falando de um empregado que rouba ou é agressivo?

Isso também pode cair sob o título de problemas comportamentais. Ou talvez um empregador encontre um membro da equipe que defenda de maneira manifesta os interesses dos funcionários como problemáticos?

Nenhuma lista oficial – Você pode ser demitido por causa do comportamento difícil?

No Brasil não há uma lista oficial das razões pelas quais alguém pode ser demitido. Assim como o empregado, o empregador tem o direito de rescindir unilateralmente o contrato de trabalho. Existem algumas reservas sobre essa liberdade para evitar abusos.

Em primeiro lugar, o empregador deve, obviamente, seguir as regras legais. Por exemplo, ele terá que respeitar um período de desligamento ou o empregado deve pagar uma compensação de rescisão, se ele rescindir o contrato após alguns meses ou após décadas de cooperação.

Em princípio, o empregador não deve justificar a demissão. Em outros países, às vezes há um procedimento por meio de inspeção ou tribunal, mas, com a gente, a legislação nessa área é bastante flexível. Você pode dispensar um funcionário individual sem justificativa rigorosa. Existem, no entanto, três exceções.

Razões urgentes

Se seu chefe o demitir por razões urgentes, ele ou ela terá que provar que cometeu um erro tão grave que a colaboração é imediata e definitivamente impossível. A demissão deve ocorrer dentro de três dias úteis após o conhecimento dos fatos cometidos. Você não realiza um período de desligamento e não receberá uma compensação de rescisão.

Também não há uma lista oficial de comportamentos considerados urgentes, mas os regulamentos trabalhistas devem listar razões urgentes. Muitas vezes, são coisas como roubo, agressão, fraude ou conflito de interesses.

No entanto, não é porque algo está incluído nos regulamentos de trabalho que é realmente uma razão urgente. Ou vice-versa, que não pode ser nenhum se não estiver nele. Se um funcionário não concordar com a demissão por um motivo urgente, ele pode tomar medidas legais.

O tribunal decidirá então sobre o caso e terá a palavra final. Se ele ou ela achar que não há motivo urgente, o funcionário ainda terá direito a um pagamento de indenização.

Proteção

Além disso, seu chefe não pode dispensá-lo sem motivo, quando você, como funcionário, desfruta de proteção legal contra demissão. Essa proteção se aplica em muitas situações. Por exemplo, no caso de gravidez e com tempo de crédito ou licença educacional.

Sempre se refere a situações em que você exerce um direito legal, mas com o qual um empregador pode não estar satisfeito. A fim de proteger os funcionários contra possíveis retaliações, a proteção contra o desligamento foi criada.

Se você ainda receber seu desligamento em tal situação, o empregador deve demonstrar que a razão para sua demissão é independente da razão pela qual você está protegido. Por exemplo, se você está esperando, você ainda pode ser demitido por razões econômicas ou se cometer um crime total.

Justificativa para o desligamento

Em terceiro lugar, os funcionários têm sido capazes de solicitar razões de demissão. Em circunstâncias normais, um empregador não deve motivar ativamente um desligamento, a menos que o empregado demitido peça ele mesmo.

No caso em que o empregado não concorda com o motivo da sua demissão, o cheque será realizado novamente pelo tribunal. Se o tribunal considerar que o desligamento é “aparentemente não razoável”, o empregado pode reclamar um subsídio adicional de 3 a 17 semanas de salário.

Contexto é tudo – Você pode ser demitido por causa do comportamento difícil?

Se alguém pode ser demitido por causa de problemas comportamentais, portanto, depende fortemente da natureza desses problemas comportamentais e do contexto. Em última análise, cabe ao juiz julgar.

Isso sempre levará em conta fatores como o passado do funcionário demitido, os esforços que foram feitos para ajustar o comportamento negativo e o impacto que ele tem nos colegas ou clientes.

Por exemplo, alguém que já teve uma boa carreira com seu empregador, mas de repente mostra um comportamento negativo por motivos particulares, será avaliado de forma diferente de um novo colega que age como um tirano desde o início.