Você sabe Como escrever textos que vendem? Embora a comunicação com clientes em potencial ou clientes via texto tenha se tornado mais comum, ainda deixa as pessoas nervosas.

Para alguns, enviar mensagens de texto pode ser um método de comunicação altamente pessoal. Mas para outros, eles podem comparar isso a receber um e-mail e verificar em seu telefone celular.

Como escrever textos que vendem

Como escrever textos que vendem (Foto: GradeMiners)

Preparamos algumas dicas de como escrever textos que vendem, entre elas podemos destacas as principais:

  • Antes de enviar mensagem, você deve pedir permissão
  • Se identificar
  • Ser breve
  • Oferecer algo de valor
  • Ser empático
  • Evitar mensagens genéricas em massa
  • Não exagerar
  • Não faça seu cliente perder o tempo dele
  • Usar o tom certo
  • Revisar antes de enviar
  • Tornar viável
  • Evitar jargões

Como escrever textos que vendem

De qualquer forma, em vendas é fundamental digitar a mensagem de texto certa para a pessoa certa no momento certo.

Antes de enviar mensagem, peça permissão

De acordo com o Ministério da Comunicação do Governo Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), é lei obter permissão antes de enviar textos para negócios.

Também é cortês e atencioso fazê-lo, especialmente considerando o quão pessoal esse método de comunicação parece para muitas pessoas. Não deixe suas mensagens serem consideradas spam por seus clientes em potencial.

Se identifique

Nunca presuma que o seu cliente potencial tem suas informações salvas no telefone. Na verdade, provavelmente não. Como prática recomendada, inclua um nome e uma empresa no início da mensagem.

Seja breve

Alguns dispositivos limitam o comprimento da mensagem a 160 caracteres, fazendo com que mensagens mais longas sejam divididas em várias mensagens.

As pessoas também estão ocupadas, então seja sucinto. Os clientes em potencial irão apreciar isso.

Ofereça algo de valor

Não envie uma mensagem apenas para dizer “oi” ou para “fazer check-in” rapidamente. Sempre ofereça informações valiosas, por exemplo, links para artigos (ou outro conteúdo) que ajudem a nutrir o cliente em potencial, responder a uma pergunta e / ou ajudar no avanço da venda.

Isso gera confiança e credibilidade.

Ao incluir links em uma mensagem, certifique-se de que está claro para o destinatário o que ele verá ou para onde irá (na Internet) se clicar em um link em uma mensagem de texto. Isso os deixará mais confortáveis ao clicar no link para visualizar o conteúdo compartilhado.

Seja empático

Conheça as necessidades, interesses e preocupações do seu cliente potencial. Em seguida, demonstre compreensão falando a língua deles. Isso ajudará a desenvolver um relacionamento forte com o cliente potencial.

Evite mensagens genéricas em massa

Embora o marketing possa usar mensagens de texto em massa após a adesão dos clientes em potencial, as mensagens de texto para equipes de vendas internas têm uma abordagem mais pessoal e individualizada.

Além disso, os clientes querem se sentir valorizados e as mensagens em massa definitivamente não os farão se sentir assim.

Não exagere

Tenha cuidado com a frequência dos textos para clientes em potencial e clientes. Não se torne uma praga nem os faça lamentar por terem dito “sim” às mensagens.

Esta é uma maneira segura de afastá-los, em vez de construir relacionamento.

Tempo é tudo

Certifique-se de não incomodar os clientes em potencial, enviando mensagens para eles em horários estranhos. Estar ciente de seu fuso horário é fundamental para evitar o envio de mensagens muito cedo pela manhã ou bem após o término do dia de trabalho.

Quando os clientes potenciais responderem, priorize responder aos seus textos em tempo hábil. Essa agilidade pode fazer a diferença na hora de fechar a venda.

Use o tom certo

Encontre o equilíbrio certo entre o casual e o formal. Sempre seja profissional, mas não rígido. E é melhor não usar muitos emojis, siglas ou pontuação desleixada ao enviar mensagens de texto aos clientes em potencial.

Revise antes de enviar

Ao enviar mensagens de texto, esteja atento à correção automática e aos erros de digitação. Certifique-se de que a mensagem transmita a mensagem pretendida.

Deve ser claro, não ambíguo e não se esqueça de gramática, pontuação e ortografia.

Faça isso conveniente

Facilite para o destinatário uma ação imediata, fornecendo uma orientação clara para a próxima etapa.

Isso pode ser responder com um horário para uma ligação ou reunião, clicar em um link para ler um breve artigo ou confirmar um evento previamente agendado.

Evit e jargões

As mensagens de texto precisam ser fáceis de entender. Use apenas abreviações comuns e evite jargões do setor, bem como termos especializados.

Não faça com que eles sintam que estão decodificando uma mensagem secreta. Mantenha-o simples e direto.

As mensagens de texto podem ser um ótimo complemento para qualquer processo de vendas, quando feito corretamente.

Mantenha essas coisas em mente ao criar textos para clientes em potencial. Isso ajudará a avançar as oportunidades através do pipeline e aprofundar os relacionamentos, para aumentar as taxas de fechamento.